Sábado, 17 de novembro de 2018


PUBLICIDADE




Pirapemas

Acontece hoje (13) a última novena do Festejo de Valentim

O festejo que é organizado por Valentim e Família tem o patrocínio do prefeito Dr.Iomar, Fernando Cutrim e Nascimento do Bode Folia.


13/06/2018 12h38 - Atualizado em 13/06/2018 12h40


Novena de Santo Antônio no festejo de Valentim

Acontece nesta quarta-feira (13) no bairro São Francisco, em Pirapemas, a última novena do tradicional Festejo de Valentim em alusão ao Dia de Santo Antônio. No sábado (16), a programação continua com torneio de futebol, com destaque para a partida entre PECI e CONDOR. Na sequência pra fechar com chave de ouro, Arte Mania e Hailton Reis vão animar o público com o que há de mais atual no cenário musical.

O festejo que é organizado por Valentim e Família tem o patrocínio do prefeito Dr.Iomar, Fernando Cutrim e Nascimento do Bode Folia.

História do Festejo

A festa em homenagem a Santo Antônio, iniciou a muitos anos atrás, no município de Cantanhede em um interior chamado Viúva.  O festejo era realizado por uma senhora cujo o nome era Sabina Mendes, depois de sua morte, o seu filho Maximiano Regino Ribeiro e a sua esposa Raimunda, conhecida como mãe veia, deram continuidade a festa e suas tradições.

Passaram-se muitos anos de festejos e devoção, e no período de seca, a fé daquele povo fazia com que saíssem em procissão pedindo para que Deus mandasse chuva. Nesta época a imagem do Santo sumiu da casa de Maximiano, sem saber o paradeiro do santo continuou a fazer o festejo, só que agora sem a imagem.

Em outro interior chamado Preguiça também acontecia um festejo muito grande e Valentim Ribeiro, filho de Maximiano como de costume ia todos os anos a Missa, o padre da época chamava Alfredo Bacelar que todos os anos ia  á aquele interior celebrar, e como ele levava várias imagens pra vender, Valentim ao ver a imagem de Santo Antônio, comprou para a seu pai, pois, a imagem antiga havia sido roubada.

Depois de algum tempo a imagem mais antiga de Santo Antônio aparece toda quebrada, mas Valentim já havia comprado outra para seu pai. Depois da morte de Maximiano, Valentim Ribeiro e sua esposa Joana Nunes continuaram a festa em honra ao Santo casamenteiro.

Com o tempo se estabeleceram na cidade de Pirapemas com toda sua família. O santo casamenteiro ficou sobre a responsabilidade de seu filho Naldo que morava em outro interior chamado Bacabalzim, depois de alguns anos Valentim Ribeiro vai buscar a imagem do santo e traz a Pirapemas, onde se festeja até os dias atuais, são mais de 30 anos que Pirapemas festeja santo Antônio.

A imagem de Santo Antônio que festeja hoje já tem mais de 80 anos.  E a festa em homenagem vem sendo realizada pela família Nunes e Ribeiro a mais de 180 anos.


Acompanhe o Pirapemas.com também pelo Twitter™ e pelo Facebook
Informações, imagens, vídeos, sugestões, denúncias podem ser enviados no nosso WhatsApp: (98) 98179-7981 ou através do e-mail: contato@pirapemas.com





PUBLICIDADE


COMENTÁRIO