Terça-Feira, 16 de outubro de 2018


PUBLICIDADE




Geral

Confira a agenda cultural de São Luís deste fim de semana

Muita música boa, teatro, exposições... a cidade tá bombando! Não vai ficar aí parado, vai?


05/10/2018 12h50

TEATRO 

VELHOS CAEM DO CÉU COMO CANIVETES 

Espetáculo teatral "Velhos caem do céu como canivetes", dia 6 de outubro,às 19h. Pequena Companhia de Teatro (Rua Vinte e Oito de Julho, 295 - A. Centro Histórico). Ingressos a partir de R$ 5.

EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS TERRITORIALIDADE

Vivências e resistências de comunidades quilombolas e indígenas do Maranhão. Exposição idealizada pela CSP Conlutas, que reúne trabalhos do fotógrafo Hernando Cunha, Militante do Movimento Hip Hop Quilombo Urbano, em cooperação com as comunidades que compõe o Movimento Quilombola do Maranhão/MOQUIBOM. Os registros foram feitos entre os anos de 2016 e 2017, captando imagens e impressões coletivas sobre o processo de retomada do território pelo povo Gamela (indígenas da região de Viana), além dos conflitos armados pelo território, tendo como vítimas, indígenas e quilombolas. O objetivo desta exposição é socializar as vivências e o sentido de resistência para estas comunidades, criando um diálogo fortalecedor da luta por territorialidade e valorização da identidade dos povos do campo.Até 11de outubro,das 08h às 18h, na Galeria Nauro Machado, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Ladeira do Comércio,200 - Centro). 

BRINQUEDOS DO BRASIL-INVENÇÕES DE MUITAS MÃOS

A Mostra traz um acervo de brinquedos artesanais feito por diversos artistas do Brasil. Um verdadeiro tesouro, composto por peças de diferentes origens e materiais, como miriti, mamulengos, petecas de palha ou buriti, bichinhos de balata (resina vegetal)e muito mais. O objetivo é estimular a reflexão sobre a potencialidade culturaldo papeldos jogos, brinquedos e brincadeiras. As obras seguem em exposição até o dia 19 de outubro na Sala Sesc de Exposições do Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac (Edifício Francisco Guimarães e Souza: Avenida dos Holandeses, S/N, Quadra 04, Jardim Renascença li) e poderão ser visitadas gratuitamente das 9h às 12h e das 13:30 às 17h. 

FOLHAS DO TEMPO 

Durante a infância é comum as cnanças brincarem comfolhas,inventandoformas por meio de colagens e desenhos. Alicerçada nessa memória afetiva e recriando desenhos do artista  francês Jean-Baptiste Debret de trabalhadores negros em situação de escravidão no período colonial brasileiro, o Sesc apresenta a Exposição "Folhas do Tempo" da maranhense Teima Lopes até 19 de outubro na Galeria de Arte do Sesc Centro (Av. Silva Maia, 164 - Centro). Utilizando a técnica de colagem de folhas secas sobre o papel, o trabalho apresenta uma singular combinação de cores sépia e variações de fibras que resultam em lindas texturas e formas inspiradas na iconografia pintada por Debret no período em que visitou o Brasil,possibilitando aos visitantes experimentações estéticas e sensoriais. O objetivo da artista ao resgatar essa fase histórica é salvaguardar elementos da cultura de matriz africana e reconhecer o legado dessa cultura para a sociedade brasileira. De segunda a sexta (exceto feriados), das 9h às 17h.Informações:3216 3830.

EXPOSIÇÃO AFRICANA: O DIÁLOGO DAS FORMAS

Máscaras,esculturas e objetos cerimoniais ou de uso cotidiano compõem a exposição. São obras representativas da arte de 62 povos que habitam 14 países africanos. A exposição é um convite à apreciação da riqueza das formas e soluções estéticas encontradas pelos escultores, mas também dos sentidos e dos significados presentes na arte africana. São 196 peças que permitem observar a riqueza, a imensa diversidade de linguagens e a qualidade escultórica dos artistas. A coleção é do médico pernambucano Eduardo Couto, que vem reunindo obras bastante especiais há 23 anos. Muito diversificada a mostra permite compreender o diálogo entre arte,diversão, religião e controle social, e perceber como o mundo físico (clima, geografia, fauna) interfere na estética. Terça a sábado, das 10h às 19h, até 1º de novembro. Centro Cultural Vale Maranhão (Av.Henrique Leal, 149. Praia Grande - Centro Histórico). Entrada gratuita. 

MISSÃO ARTÍSTICA MARANHENSE 

A mostra, do artista Alexandre Mourão, relaciona passado e presente com apropriações de imagens do livro "O Universo: Brasil, Colômbia e Guianas" de 1837, do autor francês Ferdinand Denis (1789-1890). A rara edição inclui 83 gravuras em preto e branco de diversos artistas, entre eles Jean-Baptiste Debret que aborda como tema o Brasil colônia, descrevendo o povo e costumes da época. Na mostra, lado a lado, estão as obras originais impressas de Debret, destacadas do livro, e as aquarelas de Alexandre Mourão cuja reinterpretação recebe forte influência da cultura maranhense, provocando um diálogo entre a história e o momento presente. O conjunto aguça de maneira crítica o sentido estético, histórico e político, territórios que artista percorre de maneira singular. A exposição fica em cartaz até o dia 19 de outubro e é aberta para visitação de segunda a sexta, das 14h às 19h. Galeria Trapiche (Av. Sen. Vitorino Freire - Centro). 

INFANTIL 

VILA DA MÔNICA 

Se a Vila da Mônica dos quadrinhos já é um lugar especial e cheio de aventuras, imagine ela todinha inflável! Mauricio de Sousa pensou nisso e apresenta a Vila da Mônica lnflável, que traz para pertinho a Turminha mais amada do Brasil em um formato inédito e, melhor que isso, muito divertido e totalmente interativo. Composta por um circuito repleto de obstáculos infláveis divididos em quatro cenários, a Vila da Mônica é nova atração da Praça de Eventos do Shopping da Ilha (Av. Daniel de la Touche, 987 - Cohama), destinado para crianças de até 12 anos. Na casa da Mônica, todo mundo vai ficar bem confortávelno sofazão pula-pula. Quem visitar o espaço do Cebolinha, vai se surpreender com um túnel secreto para fugir das coelhadas. Tem também a casa da Magali. com cadeiras e mesinhas infláveis para a turminha tentar se equilibrar, e no lar do Cascão, tem várias aventuras com pneus saltitantes e o grande escorregador que sai direto na janela garantindo a diversão de todos! Segunda a sábado, das 1Oh às 22h; e domingo e feriado, das 12h às 20h, até 14 de outubro. 

HAPPY KIDS 

Tragam às crianças para se divertirem com a gente. Dias 07 e 14 de outubro, das 14h às 20h. Espaço AMEI (Av. Daniel de la Touche, 987 - Bequimão). Evento gratuito. Informações: 3251 3744. 

CRIANÇADA COM A MÃO NA MASSA 

Em homenagem ao Dia das Crianças que está chegando, a criançada vai colocar a mão na massa "Na Cozinha Potiguar"! Neste sábado, os pequenos de 6 a 1O anos vão aprender a preparar uma deliciosa massa artesanal com a chefe Claudia Frighetto, do restaurante Italiana da Gema. As vagas são limitadas, por isso, não perca tempo e faça a inscrição agora mesmo: https:// goo.gl/nUqSxL . Sábado, 6 de outubro, às 10h. Potiguar Cohafuma (Alameda A, 22 - Cohafuma). 

DIVERSOS 

1° BBC BBQ FESTIVAL 

No dia 6 de outubro,sábado, São Luísvai se transformar na capital do churrasco com a realização da 1ª Edição do Maior Festival de Carnes do Maranhão - O BBC BBQ. O 1° BBC BBQ vai unir gastronomia de qualidade, música, cultura, turismo, estímulo à produção de empresas locais e espaço de lazer para toda família. Na parte cultural, o evento conta com as apresentações das bandas maranhenses de Pop Rock Pandha e Instinto Coletivo, de Classic Rock Almas Insanas, o Soul e o Blues da Motor V8 , além do melhor da Música Popular Brasileira da cantora Regiane e o eletrônico do DJ Rotkes. A programação completa está no perfil oficial do Festival e os ingressos estão disponíveis na Bilheteria Digital, a partir de R$ 250 (meia). No Villa Reale Buffet (Avenida dos Holandeses, Quadra 37, 25 - Quintas do Calhau), a partir do meio-dia. 

li COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA FRANCESA E CULTURA 

A Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão, realizará de 9 a 11 de outubro, a partir das 8h, no prédio de Arquitetura e História da UEMA (Rua da Estrela, 472, no Centro Histórico de São Luís), o li Colóquio Internacional de Filosofia Francesa e Cultura e o IV Colóquio Internacional Eric Weil. O evento tem como objetivo promover a interação entre pesquisadores de instituições de ensino superior (IES) locais e internacionais que estudem a filosofia francesa contemporânea. Informações: http:// www.pensamentoehistoria.uema.br/

OCUPA CCVM 2018 

A programação inclui espetáculos, exposição, oficinas, palestras e projeções. O Centro Cultural Vale Maranhão - CCVM (Av. Henrique Leal, 149 Praia Grande - Centro) inicia a programação com a apresentaç ão do espetáculo Negro Cosme ln Urgência, do Grupo Cena Aberta, nos dias 5, 17 e 19 de outubro, sempre às 19h. A montagem, com texto de lgor Nascimento e direção de Luiz Pazzini, é resultado de pesquisas sobre a memória da Balaiada , revolta popular que aconteceu no Maranhão entre 1838 e 1841. A programação do Ocupa CCVM será apresentada ao público de outubro a dezembro. Veja as atividades que acontecerão este mês: 9 de outubro: Abertura da Exposição Ocupa CCVM com trabalhos de Sunshine Santos, Walter Sá e Romana Maria. 9 a 11 de outubro: Oficina Produção de Audiovisual em Espaço Sagrado, com Paulo Vale. 10 e 11 de outubro: Exibição do documentário Zeladoras e Encantados, de Paulo do Vale e llka Pereira. 17 a 20 de outubro: Oficina de Teatro de Bonecos Abayomi e Poéticas Negras na Educação Básica, com Gleydson Oliveira. 23, 24, 30 e 31 de outubro: Espetáculo O Guesa Errante do Núcleo de Criações Caé. Todas as atividades do CCVM são gratuitas e abertas ao público. Organize sua agenda para não perder nada! Mais informações no site www.ccv-ma.org.br ou pelo telefone 3232-6363.


Acompanhe o Pirapemas.com também pelo Twitter™ e pelo Facebook
Informações, imagens, vídeos, sugestões, denúncias podem ser enviados no nosso WhatsApp: (98) 98179-7981 ou através do e-mail: contato@pirapemas.com





PUBLICIDADE


COMENTÁRIO