Sexta-Feira, 22 de março de 2019


PUBLICIDADE




Itapecuru Mirim

Projeto “Teia da Sustentabilidade” promove conscientização ambiental

Na área da educação ambiental, foram programadas palestras educativas nas escolas, a fim de contribuir para a formação de cidadãos conscientes da importância da preservação do meio ambiente e das decisões coletivas necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.


07/03/2019 16h56

A 2ª Vara da Comarca de Itapecuru Mirim e parceiros institucionais lançaram o Projeto “Teia de Sustentabilidade”, com o objetivo contribuir para a prevenção e controle da poluição, a recuperação da qualidade do meio ambiente, a inclusão social e promoção da saúde, a fim de assegurar à sociedade itapecuruense o uso adequado e racional do ecossistema. Diversas ações ser desenvolvidas até o dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente.

Por meio de parcerias com autoridades estaduais e municipais e inciativa privada, estão sendo realizadas atividades de mobilização, conscientização e educação na comunidade, que incluem ações educativas na rede de ensino, coleta seletiva e descarte dos resíduos sólidos, mapeamento das pessoas que vivem no lixão, capacitação de catadores de material reciclável, identificação e destino dos resíduos produzidos pelos grandes geradores, dentre outras.

O empresariado local foi chamado a contribuir com a separação de resíduos sólidos e descarte do material destinado à produção de renda para os catadores. Já colaboram com o projeto as empresas locais: Magazine Vilhena, Eletrolar, Armazém Paraíba, Landry Móveis, Casa do Babaçu, Mercantil Santa Cruz e Mercantil Jesus. Uma reunião foi agendada com a Associação Comercial de Itapecuru Mirim, no dia 25 de março, às 18h, com o objetivo de sensibilizar o empresariado local sobre a responsabilidade social das empresas e tornar público o exemplo das que já colaboram com o projeto.

Colaboram com o projeto a Escola Superior da Magistratura e Núcleo de Gestão Socioambiental (Tribunal de Justiça do Maranhão); o Ministério Público Estadual (2.ª Promotoria de Justiça de Itapecuru); a Secretaria de Meio Ambiente e do Trabalho do Estado; a Prefeitura Municipal; a Câmara de Vereadores; a Cooperativa dos Catadores de Recicláveis e a Associação Comercial.

Audiência

No dia 26 de março, será realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal, às 18h, com a presença do desembargador Jorge Rachid Maluf, presidente do Núcleo de Gestão Socioambiental do TJMA e do juiz Douglas Martins (Vara de Interesses Difusos da Comarca da Ilha), para dar conhecimento do trabalho que já vem sendo feito e das ações que serão desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social do município.

Na área da educação ambiental, foram programadas palestras educativas nas escolas, a fim de contribuir para a formação de cidadãos conscientes da importância da preservação do meio ambiente e das decisões coletivas necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

As palestras foram agendadas em parceria com a Secretaria de Educação e serão ministradas pela juíza Mirella Cezar Freitas no dia 28/03, às 9h30; 10/04, às 9h30 e 09/05, às 9h30 – e pela promotora Carla Pereira Alencar nos dias 26/03, às 09h30min; 25/04 às 09h30min e 31/05 às 09h30min.

No período de 18 a 22 de março, a Secretaria de Meio Ambiente realizará movimentação em alusão à Semana da Água, com palestras nas escolas sobre resíduos sólidos e recursos hídricos; instalações de “lixômetro”, ponto móvel de coleta de material reciclável nos bairros da Aviação, Malvinas e Torre e no entroncamento, com o objetivo de divulgar e arrecadar material reciclável. As ações incluem, ainda, panfletagem no centro comercial e ações de sensibilização e divulgação nas secretarias municipais, na prefeitura e nas escolas para formalizar a parceria de doação de material.

Haverá também inclusão de noções de educação ambiental nos cursos promovidos pela Casa da Cultura (desenho e capoeira) e Escola de Música promovidos pela Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, com apresentações de trabalhos na semana do meio ambiente – no período de 3 a 7 de junho.

A fim de estimular a geração de renda para os catadores, a sede da Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Itapecuru está funcionando como “Ecoponto”, recebendo o material de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h e aos sábados, das 08h às 12h. Além de receber os resíduos do Forum da comarca, da Unidade Prisional de Ressocialização e APAC, a Cooperativa gera renda para dez cooperados que antes faziam a coleta no lixão, sem os cuidados necessários à saúde.


Acompanhe o Pirapemas.com também pelo Twitter™ e pelo Facebook
Informações, imagens, vídeos, sugestões, denúncias podem ser enviados no nosso WhatsApp: (98) 98179-7981 ou através do e-mail: contato@pirapemas.com





PUBLICIDADE


COMENTÁRIO