Quarta-Feira, 21 de novembro de 2018


PUBLICIDADE




Pirapemas

Você sabia que nesta terça (10) é feriado municipal em Pirapemas? Entenda

A lei que regulamenta o feriado foi sancionada em 2015.


09/07/2018 21h26 - Atualizado em 10/07/2018 19h33


Nesta terça-feira (10) é comemorado o Dia Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Endemias. A data se tornou feriado municipal após aprovação do projeto de lei de nº 01/2015 de autoria da vereadora Mônica Valéria Costa de Lima pela câmara de vereadores e sancionada no dia 30 de março do mesmo ano pelo prefeito Dr.Iomar Salvador.

Lei que regulamenta feriado municipal

Feriado na Sexta

Alguns profissionais da administração pública municipal requisitaram aos seus chefes imediatos a transferência do feriado para a próxima sexta-feira (13) e foram atendidos.

Profissional

Personagem fundamental da cadeia de Atenção Primária, são eles que estão mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Eles se destacam pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce. Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas e ilícitas, acidentes etc.

Tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade e para que isso aconteça, está sempre alerta. Todas as famílias e pessoas da região são acompanhadas por meio da visita domiciliar, na qual se desenvolvem ações de educação em saúde. Entretanto, sua atuação não está restrita ao domicílio, ocorrendo também nos diversos espaços comunitários.

Entre as principais funções dos agentes está a identificação dos fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde. Ao identificar ou tomar conhecimento da situação-problema, ele entra em contato com a pessoa e/ou familiares e depois o encaminha à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada. Os diferentes aspectos de um problema são examinados cuidadosamente com as pessoas, para que sejam encontradas as melhores soluções.

O trabalho passa por todos os aspectos da família. Pessoas com deficiência, por exemplo, podem ter dificuldade no convívio familiar, na participação na comunidade, na inclusão na escola, no mercado de trabalho, no acesso a serviços de saúde, sejam estes voltados à reabilitação ou consultas gerais. Conhecer essa realidade, envolver a equipe de saúde e a comunidade na busca de recursos e estratégias que possibilitem superar essas situações são atitudes muito importantes que podem ser desencadeadas pelo agente, repercutindo na mudança da qualidade de vida e no aumento de oportunidades para essas pessoas na construção de uma comunidade mais solidária e cidadã.

Enfim, os agentes auxiliam na promoção do cuidado à saúde da população, alertando, prevenindo e identificando os problemas de cada região. Comprovadamente, o atendimento realizado de maneira mais humanizada traz melhores resultados para a saúde da população, pois favorece o estabelecimento de uma relação de confiança entre o profissional e usuário, aumentando vínculo e a adesão ao tratamento.

Acompanhe o Pirapemas.com também pelo Twitter™ e pelo Facebook
Informações, imagens, vídeos, sugestões, denúncias podem ser enviados no nosso WhatsApp: (98) 98179-7981 ou através do e-mail: contato@pirapemas.com





PUBLICIDADE


COMENTÁRIO